Fisioterapia

Fisioterapia

 

O que é

Fisioterapia

A Fisioterapia em Pediatria tem como objetivo cuidar do processo de crescimento e desenvolvimento infantil. Defendemos uma intervenção precoce, estando comprovado cientificamente que quanto mais cedo for feita a intervenção melhores serão seus resultados ao longo do processo de desenvolvimento da criança.

A intervenção é feita sempre com o objetivo de atrair a atenção da criança e tornar todo o processo mais agradável. O acompanhamento envolve ainda a orientação à família de modo a que a criança adquira o máximo da sua função e independência integrada na família e comunidade, atingindo uma boa qualidade de vida.

Sinais

de alerta

  • Aos 3 meses não controla a cabeça? Não se mexe muito?
  • Aos 6 meses não se senta com apoio?
  • Aos 9 meses não se senta já sem apoio? Não procura brinquedos quando está sentado? Não rola?
  • Aos 12 meses não aguenta o peso do corpo? Não se desloca de forma alguma?
  • Aos 18 meses não anda? Não se consegue levantar sozinho?​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

 

 

Ajudas Técnicas são todos os produtos (incluindo dispositivos, equipamento, instrumentos, tecnologia e software) especialmente produzidos para prevenir, compensar, monitorizar, aliviar ou neutralizar qualquer limitação na actividade e participação, e destinam-se a todas as pessoas com deficiência ou incapacidade, permanente ou temporária. Ajudamos a encontrar a melhor solução!

Cuevas Medek Exercises (CME) é uma abordagem terapêutica utilizada por Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais especializados, para crianças a partir dos 3 meses de vida, que possuem uma alteração no desenvolvimento motor causada por síndrome não degenerativo que afeta o Sistema Nervoso Central.

KinesioTaping é uma técnica de reabilitação projetada com a finalidade de facilitar o processo de cura natural do corpo, através de apoio e estabilidade aos músculos e articulações, sem restringir por completo a amplitude de movimento.

 

Sala de Atividades da Vida Diária (AVD’s), proporciona às crianças / jovens, portadores de uma deficiência ou limitação, a oportunidade de aprender / re-aprender a desempenhar de forma adequada e adaptativa as AVD’s que encontram no seu dia-a-dia, dando-lhes o máximo de funcionalidade e autonomia para que consigam ser o mais independentes possível.

Terapia Assistida por Cães (TAC) é uma intervenção com um objetivo específico que integra o animal como elemento do processo de tratamento, promovendo uma melhoria no funcionamento físico, social, emocional e cognitivo da criança.

WiiTerapia é uma técnica de reabilitação onde é  utilizada a consola Nintendo Wii, com jogos interativos próprios, para fins terapeuticos. Proporcionamos um ambiente motivador à participação ativa da criança oferecendo oportunidade de vivências em diversas situações e de forma individualizada.

Fisioterapia Respiratória

Fisioterapia Respiratória

Para que

serve

Também conhecida por cinesioterapia respiratória, a fisioterapia respiratória actua, não na patologia, mas nas suas consequências. Tem como objectivos descolar, mobilizar e eliminar secreções e assim optimizar o funcionamento do sistema respiratório da criança ao longo do seu desenvolvimento, contribuindo para prevenir, reverter ou minimizar possíveis disfunções e respectivas complicações, seja por causa obstrutiva ou restritiva.

Na sessão de fisioterapia respiratória, o fisioterapeuta conversa com os pais, ausculta a criança e explica que manobras utilizará na sessão assim como que estratégias poderão usar em casa. A sessão tem a duração média dentre 30min a 1h e, apesar de  não se poder definir um número certo e estipulado de sessões (que dependerá da capacidade de recuperação do bebé e da gravidade clínica), verifica-se uma média de 3 sessões até a criança conseguir lidar com a situação autonomamente.

 

 

 

 

IMG_3224

Grupos em Fisioterapia

Grupos em Fisioterapia

Grupos

motores

É com os pares que as crianças se identificam.

A pensar no bem estar das crianças criámos grupos de desenvolvimento motor, orientados pela Fisioterapeuta Mónica Cruz, de acordo com as necessidades de cada criança. Deste modo dispomos de dois grupos, divididos se acordo com as metas a alcançar:

Membro superior | Apropriado para casos de hemiplegia, AVC, etc.

Membro inferior | Apropriado para casos de diplegia, hemiplegia, alterações de equilíbrio, etc.

Em cada grupo são criados momentos de aprendizagem e desenvolvidas actividades motoras que potenciem o máximo de funcionalidade das crianças.

 

Untitled-2