Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional

O que é

Terapia Ocupacional

As principais ocupações de uma criança são brincar e aprender. É o papel do terapeuta ocupacional, em parceria com os pais, intervir sobre as competências motoras, cognitivas, sensoriais e sociais que limitam o sucesso da criança no desempenho destas ocupações para que possa participar com o seu potencial máximo  nos contextos onde está envolvida (casa, escola).

O terapeuta ocupacional ajuda ainda os pais e educadores na selecção de materiais e na adaptação do ambiente de forma a favorecer a aqusição de novas competências. É assim o objetivo do Terapeuta Ocupacional ajudar a criança a alcançar a sua independência em todas as atividades da vida diária.

 

 

DSC_0468editado

 

 

 

45

 

 

Sinais

de alerta

  • Baixo nível de atenção/concentração
  • Dificuldades em compreender ordens
  • Dificuldades perceptivas visuais, tácteis e auditivas
  • Dificuldades de discriminação espaciais (esquerda/direita, cima/baixo)
  • Dificuldades de motricidade global | Dificuldades de motricidade fina (grafismo e preensões)
  • Dificuldades na sua autonomia (vestir-se, comer, higiene)
  • Rejeita/evita algumas texturas
  • Baixa tolerância à frustração
  • Medo de equipamentos de parques infantis
  • Entre outros…

Ajudas Técnicas são todos os produtos (incluindo dispositivos, equipamento, instrumentos, tecnologia e software) especialmente produzidos para prevenir, compensar, monitorizar, aliviar ou neutralizar qualquer limitação na actividade e participação, e destinam-se a todas as pessoas com deficiência ou incapacidade, permanente ou temporária. Ajudamos a encontrar a melhor solução!

Cuevas Medek Exercises (CME) é uma abordagem terapêutica utilizada por Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais especializados, para crianças a partir dos 3 meses de vida, que possuem uma alteração no desenvolvimento motor causada por síndrome não degenerativo que afecta o Sistema Nervoso Central.

Integração Sensorial é o processo neurológico que organiza as sensações vindas do nosso próprio corpo e do exterior e torna possível o uso efectivo do corpo no meio. Nesta intervenção promovemos um ambiente estruturado e reconfortante, para que a criança seja capaz de integrar as sensações que o ambiente lhe proporciona, e para que o seu cérebro as organize e integre dando uma resposta adaptativa adequada.

 

Snoezelen permite a descoberta de uma nova realidade sensorial através da exploração de estímulos dos vários sentidos. Proporciona conforto, através do uso de estímulos controlados, e oferece uma grande quantidade de estímulos sensoriais, que podem ser usados de forma individual ou combinada dos efeitos da música, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas.

Sala de Atividades da Vida Diária (AVD’s), proporciona às crianças / jovens, portadores de uma deficiência ou limitação, a oportunidade de aprender / re-aprender a desempenhar de forma adequada e adaptativa as AVD’s que encontram no seu dia-a-dia, dando-lhes o máximo de funcionalidade e autonomia para que consigam ser o mais independentes possível.

Terapia Assistida por Cães (TAC) é uma intervenção com um objetivo específico que integra o animal como elemento do processo de tratamento, promovendo uma melhoria no funcionamento físico, social, emocional e cognitivo da criança.

 

WiiTerapia é uma técnica de reabilitação onde é  utilizada a consola Nintendo Wii, com jogos interativos próprios, para fins terapeuticos. Proporcionamos um ambiente motivador à participação ativa da criança oferecendo oportunidade de vivências em diversas situações e de forma individualizada.