Psicologia

Psicologia

 

 

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O que é

Psicologia

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais. O psicólogo é o profissional que procura compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de problema ou distúrbio psicológico. A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo.

Nas crianças/jovens, a intervenção psicológica incide nos problemas/ distúrbios que por vezes surgem no decurso do desenvolvimento e que poderão ter consequências na vida adulta do indivíduo.

 

O seu filho/a tem andado muito triste?

Não se consegue concentrar nas aulas?

Os professores queixam-se que ele “não consegue parar quieto”?

Os resultados escolares que tem obtido não correspondem às capacidades que parece ter?

Sinais

de alerta

Aparenta ter uma baixa auto-estima?

Tem muita dificuldade em respeitar as regras, em casa e/ou na escola?

A sua família está a passar por uma fase complicada, que pensa que poderá estar a afetar a criança/jovem?

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Avaliação Psicológica

Como é

a avaliação

As crianças/jovens têm uma forma própria de exprimir as suas dificuldades e emoções, não o fazendo da mesma forma que um adulto. Assim, o processo de avaliação psicológica reveste-se aqui de uma importância fundamental, sendo o seu objetivo principal usar técnicas que permitem compreender o funcionamento psicológico da criança/jovem (avaliando o seu estado cognitivo e emocional), que ajudem a perceber um problema específico ou um mal-estar atualmente existente.

 

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Acompanhamento Psicológico

Processo

de acompanhamento

Uma vez terminada a avaliação, poder-se-á revelar pertinente prosseguir para um acompanhamento psicológico da criança/jovem, no sentido de ajudá-la a superar determinadas dificuldades, contribuindo para a promoção de um desenvolvimento harmonioso.

 Nas crianças e jovens, a intervenção é realizada de forma lúdica, através de jogos e atividades que lhes sejam agradáveis ao mesmo tempo que permitem trabalhar as áreas/questões necessárias.

 No Passo a Passo, contamos com duas psicólogas clínicas que realizam acompanhamentos na vertente cognitivo-comportamental e integrativa, assim como uma psicóloga educacional, totalmente disponíveis para ajudá-lo a compreender e ajudar o seu filho.

 

 

Escalas de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths (EDMG) são um instrumento de avaliação psicomotora que auxilia no diagnóstico de perturbações do desenvolvimento ao longo do primeiro período da vida. Avalia as sequências do desenvolvimento significativas da evolução cognitiva, ou seja, indicativas do crescimento mental. A correcta utilização das EDMG pressupõe que o examinador esteja devidamente certificado para a sua aplicação pela ARICD. No Passo a Passo, contamos com 2 psicólogas certificadas.

Difculdades de Aprendizagem Específicas | Perturbações na Aprendizagem é um termo geral que se refere a um grupo heterogéneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. São intrínsecas ao indivíduo, devem-se presumivelmente a disfunções do sistema nervoso central e podem ocorrer ao longo da vida. Ex.: dislexia, disgrafia, discalculia, disortografia.

Perturbações do Comportamento | Determinados comportamentos considerados preocupantes (agressividade, mentira, desobediência, etc.) poderão surgir em todas as crianças em algumas fases do seu desenvolvimento. Quando os problemas de comportamento diferem substancialmente daquilo que é esperado para a idade da criança, em termos de tipo, severidade ou duração, podemos falar de psicopatologia e, dependendo dos problemas apresentados, em perturbação de comportamento.

 

Perturbações Neurocomportamentais | Uma das mais debatidas e prevalentes actualmente é a perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA). É uma perturbação crónica, caracterizada por deficiências do desenvolvimento na manutenção da atenção, controlo de impulsos e regulação da actividade motora em resposta a exigências situacionais. Na infância, a PHDA pode ser extremamente disruptiva, afectando várias áreas da vida da criança.

Perturbações da Ansiedade | A ansiedade é uma reação emocional útil e adaptativa quando activada perante um perigo real. Quando assume intensidade excessiva e grande frequência, influenciando a vida do dia-a-dia, transforma-se num problema. Verificando-se pelo menos durante 6 meses, transforma-se numa psicopatologia que necessita de tratamento psicológico. Ex.: ansiedade generalizada, ataques de pânico, fobias, perturbação obsessivo-compulsiva,…

Perturbações do Humor | O humor é um estado afectivo‐emocional prolongado através do qual as  experiências são filtradas. Por vezes, surgem sintomas como: humor depressivo, pensamentos negativos, falta de prazer, redução de energia, lentificação, etc. Se estes sintomas se tornarem intensos e recorrentes num período de tempo mínimo de 6 meses, tendo repercussões na vida diária, será importante procurar-se ajuda para lidar com a situação.

 

Promoção/treino de Competências Pessoais e Sociais (CPS) | As CPS são essenciais ao para o bem-estar das crianças/jovens, assim como para o seu ajustamento psicossocial. Os programas que visam a promoção destas revestem-se de uma grande importância, enquanto instrumentos que ajudam na prevenção de comportamentos disfuncionais e, até, de certas patologias. As actividades pretendem ajudar a criança/jovem a reflectir sobre o modo de se relacionar com os outros, encontrando alternativas adequadas à situação.

Terapia Assistida por Cães (TAC) é uma intervenção com um objetivo específico que integra o animal como elemento do processo de tratamento, promovendo uma melhoria no funcionamento físico, social, emocional e cognitivo da criança.