Nutrição

Nutrição

 

37

001

O que é

Nutrição

É  a ciência que estuda a relação entre os alimentos e o organismo.

As funções de um nutricionista clínico são:

  • Avaliação do estado nutricional,
  • Realização da anamnese alimentar,
  • Diagnostico nutricional com base em dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e alimentares,
  • Prescrição nutricional, com base no diagnóstico e estado de saúde, adequando-a à evolução do estado nutricional do individuo,
  • Prescrição, planeamento, analise, supervisão e avaliação de planos alimentares terapeuticos,
  • Prescrição de nutrição artificial entérica e parentérica e alimentos basicos adaptados, utilizados para fins especiais,
  • Formação de outros profissionais de saúde nas areas de ciências da nutrição.
Nutrição 1

Nutrição Em Pediatria

 

 

ji

d

 

Hábitos

Saudáveis

Sabe-se actualmente que a alimentação materna durante a gravidez e a amamentação bem como a alimentação da criança durante a infância tem uma forte influência na morbilidade e mortalidade durante a idade adulta. A maioria das doenças crónicas e das causas de morte em Portugal poderia ser prevenida apenas com uma alimentação e hábitos de vida saudável.

É na infância que é adquirido o gosto e preferência por determinados alimentos e são criados os hábitos alimentares, que nos acompanharão para o resto da vida. A acrescentar que uma correta nutrição de uma criança é um fator importante para melhorar o rendimento escolar. A dieta de uma criança precisa de um planeamento adequado uma vez que as necessidades são elevadas (a criança está a crescer e tem uma atividade física intensa), o apetite é normalmente reduzido e os hábitos alimentares inconstantes.

Em caso de doença, desde a diabetes infantil às doenças genéticas ou metabólicas, a alimentação torna-se ainda mais importante chegando muitas vezes a influenciar a progressão da doença, pelo que é crucial garantir um aporte correto. Na consulta de nutrição não só é estabelecido um plano alimentar como são definidas estratégias para facilitar as rotinas do dia-a-dia e a alimentação.

Por vezes é necessário encontrar uma alternativa à alimentação oral – Nutrição Entérica ou Parentérica. Este tipo de alimentação não é razão para alarme é apenas necessário adaptar a rotina e a alimentação a estes modelos de forma a assegurar que são fornecidos todos os nutrientes necessários.

Nutrição 2

Nutrição Na Gravidez

Comer

por dois

A gravidez é um período fisiológico na vida da mulher pelo que deve ser encarado com normalidade, no entanto é fundamental ter um peso adequado durante a gravidez – o excesso de peso aumenta o risco de complicações como a hipertensão, a diabetes gestacional e o peso do bebé – e fazer uma alimentação saudável de forma a garantir um aporte de nutrientes suficiente para o desenvolvimento do bebé, para o bem-estar da mãe e para garantir que a mãe produz leite para amamentar.

02

Nutrição 3

Nutrição Em adultos

Consulta

de nutrição

Uma consulta de nutrição começa por uma avaliação dos seus hábitos e objectivos a atingir. Segue-se de uma avaliação do estado e composição corporal, com recurso à BIA e às medidas tradicionais, e a um cálculo de necessidades energéticas e metabólicas com atenção ao seu quotidiano, finalmente é elaborado um plano alimentar adaptado à sua vida, aos seus gostos e aos seus horários!

8

 

 

016

Consulta

de Seguimento

Após a primeira Consulta de Nutrição em que é elaborado o plano alimentar, deve haver um acompanhamento com esclarecimento de dúvidas, com uma avaliação corporal de forma a saber a evolução e serão feitos os ajustes e alterações necessários ao plano inicial. A frequência das consultas de seguimento dependerá dos objectivos e da disponibilidade de cada um.

 

 

Avaliação

da compisição corporal

Esta avaliação é feita com recurso a uma Bioimpedância Eléctrica, que vai avaliar a capacidade do seu organismo resistir à passagem de uma corrente eléctrica. O tecido gordo, magro e água resistem a esta passagem de formas diferentes, assim o analisador da composição corporal – BIOIMPEDÂNCIA ELECTRICA (BIA) – vai medir a passagem da electricidade fornecendo os valores precisos da quantidade de Massa Gorda, Massa Magra, Gordura Visceral, Massa Óssea e Água que compõem o seu peso corporal (por membro e tronco e global).

Este exame é indolor e é a melhor forma de iniciar um plano alimentar adequado e adaptado as suas necessidades.

Atenção: Este exame deverá ser realizado em roupa interior e sem qualquer metal em contacto com o corpo (brincos, ganchos, fios/colares, pulseiras, piercings, etc.) uma vez que alteram a condução da corrente eléctrica.

Contra-Indicação: Este exame não poderá ser feito a mulheres grávidas.