CME

CME

 

O que é

Cuevas Medek Exercises

O método Cuevas Medek Exercises (CME) é uma abordagem terapêutica utilizada por Fisioterapeutas Terapeutas Ocupacionais especializados, para crianças a partir dos 3 meses de vida, que possuem uma alteração no desenvolvimento motor causada por síndrome não degenerativa que afeta o Sistema Nervoso Central.

O CME tenta estimular o comando genético do desenvolvimento motor evolutivo, aplicando exercícios dinâmicos destinados a provocar respostas automáticas do controlo postural.

CUEVASMEDEK.COM

IMG_3761

 

 

IMG_3705

CME

Princípios

O método é baseado em exercícios dinâmicos e desafiadores contra a gravidade, sendo a gravidade considerada como o estímulo principal que impulsiona o sistema neuromuscular a reagir.

O objetivo principal é reforçar o potencial de recuperação natural de crianças que apresentam alguma dificuldade motora. Esta estimulação permite o aparecimento de respostas automáticas, pré-programadas a aparecerem mesmo em cérebros imaturos. Como esperamos respostas automáticas, os resultados não dependem da colaboração da criança.

O objetivo final do método CME é que a criança atinga os 16 meses de desenvolvimento motor / marcha totalmente independente.

CME 1

Programa CME

CME

avaliação

A avaliação de uma criança para integrar o programa CME é iniciada por uma reunião entre pais e técnicos onde é feita a anamnese.

Posteriormente, é realizada uma avaliação formal com a aplicação do protocolo de avaliação CME composto por 41 itens onde serão realizados testes para verificar o estádio motor da criança, desde controlo cervical até à marcha independente.

Ao fim da avaliação são definidos 3 objetivos de tratamento – realistas e conscientes – em conjunto com os pais, que se pretende que sejam atingidos em 8 semanas.

IMG_3759

 

 

 

 

IMG_3804

CME

Intervenção

O Terapeuta utiliza um suporte para expor a criança à influência natural da força da gravidade em exercícios onde o alongamento muscular pode estar envolvido. Após uma avaliação da criança, o profissional definirá os exercícios a serem realizados durante as sessões. A eficácia do método numa criança é avaliada após um ciclo de prova de 8 semanas. Se as metas forem alcançadas, há indicação para continuar a intervenção pelo método CME. Se não forem verificadas alterações, os pais são aconselhados a procurar outro método de intervenção.

Cada sessão de CME tem a duração de 45 minutos e deve ser aplicada 2 vezes por dia. Com a orientação adequada, os pais poderão realizar um programa para casa que deve ser cumprido 2 vezes por dia, com excepção dos dias em que a criança realiza CME no Passo a Passo.

CME 2

Indicações & Contra-indicações

Quem pode

beneficiar

Prematuros
Paralisia Cerebral
Sindrome de Down
Hipotonia
Atraso global do desenvolvimento
Distúrbios convulsivos

Outros

Contra

Indicações

Doenças degenerativas
Osteogénese Imperfeita
Epilepsia não controlada

Bebés menores de 3 meses, exceto para terapeutas CME II e CME III
Qualquer terapeuta que não possua formação em CME assinada por Ramón Cuevas
Seguir informações passadas por profissionais não graduados em CME